Pra evitar esse tipo de problema, a cultura de SEO deve estar presente desde o primeiro contato com o cliente.
Atendimento
Comercial / Vendas
Como vender algo que não se sabe como funciona? Geralmente o atendimento e comercial são feitos pela mesma equipe nas empresas, mas quando não é, o vendedor deve saber o que ele está vendendo e como abordar o cliente pra conseguir convence-lo a fazer a implementação do SEO no seu site.
Dica: Uma boa abordagem é apresentar estatísticas como:
- a porcentagem de pessoas que fazem pesquisas em buscadores antes de comprar/contratar algum produto/serviço;
- a porcentagem de pessoas que clicam nos primeiros resultados dos resultados de buscas;
- a porcentagem de usuários que passam para a segunda e terceira páginas dos buscadores.
Arquiteto de informação
A usabilidade do site é responsabilidade do arquiteto de informação. Ele que faz a interação do usuário com a página. É necessário esse profissional saber SEO para:
- pensar na melhor forma de navegação do site;
- saber como eliminar o excesso de campos em formulários para evitar que o usuário desista no meio do caminho e se perca uma possível conversão;
- saber como eliminar cliques tanto para o robô de busca chegar às outras páginas do site, quanto para o usuário encontrar a informação que procura.
Designer
- precisa saber como trabalhar imagens e cores das páginas para que chame a atenção do usuário para os elementos de CTA (call to action);
- ele deve saber dar destaque para elementos de conversão como botões, banners e telefone de contato que em alguns casos de clientes "não entendidos" de internet, pode ser a melhor opção.
Programador
É obrigatório que o programador entenda pelo menos o que é SEO onpage e como é feito e aplicado nas tags como title, h1, img, a, entre outras. Esse profissional deve se preocupar com um código limpo para que o tempo de carregamento da página seja rápido e é fundamental que ele entenda de semântica de conteúdo para que ele aplique isso a seu favor, como Microformats e RDFa.
Além da parte de onpage, é necessário que ele saiba de acessibilidade para saber como usar sitemaps.xml, robots.txt, HTTPs, seguir padrões W3C para ajudar na acessibilidade do site e saber trabalhar bem a URL para que ela fique amigável tanto para o usuário quanto para os robôs de busca.
Analista de redes sociais
Esse profissional é responsável pelo relacionamento humano entre a marca ou empresa e seus nichos de mercado. O analista de redes sociais precisa entender o que esses nichos estão procurando para saber trabalhar palavras e termos chave a favor do site para trazer visitantes que possam fazer uma possível conversão.
Sabendo quais tipos de palavras usar nas descrições e links apontando para o site, também são pontos positivos pra uma boa otimização offpage que ajuda no rankeamento do site nos resultados dos buscadores.
Jornalista ou web writer
Responsável por escrever o conteúdo do site, o jornalista ou web writer não pode deixar de fazer pesquisa de palavras-chave pra entender o que ele pode escrever para melhorar o rankeamento das páginas nos mecanismos de buscas.
Mas saber escrever usando essas palavras não é o suficiente, mas é necessário que ele saiba como usar essas palavras casadas com algumas tags que ajudam no SEO, como:
- título - h1: deve ser objetivo e claro;
- imagens - img: as imagens devem conter um texto alternativo (alt), descritivo;
- ênfases - negrito - strong e itálico - em: deve saber como usar essas tags para destacar palavras tanto para o usuário quanto para o robô de busca;
- crooslinking: saber como fazer linkagem dos textos do site entre si;
- external linking: saber como linkar para sites externos e quando usar o rel=nofollow;
- não fazer spam de palavras-chave: ele deve saber como trabalhar as palavras-chave do conteúdo junto com seus sinônimos.
Analista de SEO
Gerente / Coordenador SEO
Responsável pelas estratégias de SEO, também precisa acompanhar o projeto desde o início para saber orientar os analistas de SEO.
Gerente de Marketing
Ele deve saber como casar as campanhas offline com as estratégias de SEO online. Para isso deve saber usar os termos ou palavras-chave certos para que influenciem nas buscas feitas pelo usuário na internet.
Antes de tudo - Toda a equipe
É importante que antes do projeto começar a ser desenvolvido, seja feito um brainstorm e um planejamento detalhado com as áreas/profissionais envolvidos para evitar futuros erros.
Usuário
Conclusão
SEO é semelhante ao futebol. Todos os jogadores devem saber o que o outro faz para que a estratégia funcione e o time inteiro ganhe!
CREDITOS :
ResponderExcluirhttp://wdcss.blogspot.com/2010/10/seo-pra-todos-palestra-no-coeseo.html