quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como Encontrar Bons Desenvolvedores PHP

Como Encontrar Bons Desenvolvedores PHP

Há aproximadamente um mês o Cal Evans publicou em seu blog um email que ele redigiu para pessoas que lhe perguntam a melhor maneira de encontrar bons desenvolvedores PHP. Com a devida permissão, traduzi seu excelente texto para português abaixo. Logo após o texto, coloquei comentários meus que acho pertinentes para o cenário brasileiro.
Essa é uma pergunta muito interessante. Fico feliz em compartilhar meu conhecimento. Deixe-me começar com um pouco de esclarecimento. Um dos meus trabalhos paralelos é encontrar e testar desenvolvedores PHP. Tentarei fazer com que essa resposta não aja a favor dos meus interesses. :)
  1. phpdeveloper.org

    Chris Cornutt mantém esse site e ele publicará suas vagas gratuitamente. Esse é um site bem respeitado na comunidade PHP e é utilizado por muitos outros sites, portanto sua vaga será vista por muitos olhos.
  2. PUGs

    Encontre seu Grupo de Usuários PHP local. (Eu sempre me surpreendo com pessoas que não fazem isso.) Primeiro, descubra sobre as regras para publicar vagas em sua lista de emails. É melhor perguntar antes do que ser banido depois. A maioria dos grupos não se incomoda com a publicação de vagas, desde que não seja frequente. Aqueles que estiverem em cima do muro podem ser inclinados [a aceitar vagas] oferecendo-lhes pizza/cerveja em uma próxima reunião. (Faça as contas aqui, grandes sites de empregos cobram de $400 a $500 [dólares] para publicar uma vaga que atinge o mundo inteiro. $75 [dólares] de pizza e cerveja levarão sua mensagem para as 20 ou 30 pessoas com as quais você realmente quer falar.) Outra dica, se ofereça para hospedar as reuniões do grupo em algum mês. Essa é uma grande oportunidade para ter cerca de 20 desenvolvedores em seu escritório para beber uma cerveja contigo, conversar sobre trabalho e talvez até lhes dar seu endereço de email para “discutir oportunidades” com eles.
  3. Comunidade

    Essa é uma jogada um pouco demorada mas trará resultados. Envolva-se na comunidade. Se você já é envolvido, ótimo, mantenha; senão, começe agora. Como disse o grande vendedor Harvey Mackay: “Cave bem seu poço antes de ficar com sede“. Passe um tempo no irc, procure pessoas que estão procurando emprego, descubra quem é quem e mantenha uma lista de pessoas que você deseja contratar. O mesmo se aplica a listas de email. A maioria dos grupos de usuários possuem listas de email. Inscreva-se, observe, responda perguntas quando puder, publique quando apropriado e tome notas em quem está respondendo perguntas e quem as está perguntando. (As duas coisas são muito boas, a propósito.) Em sua lista de quem é quem, marque as estrelas e os recém-chegados. Quando você precisar de um talento rápido que possa trabalhar imediatamente, você terá sua lista de estrelas. Quando você tiver uma vaga aberta que não é urgente, procure na sua lista de recém-chegados.
    Uma palavra de aviso. Eu já vi empresas contratarem da comunidade e não perceber a responsabilidade que estão assumindo. Membros da comunidade são ótimos funcionários porque eles aprenderam a ajudar e onde procurar ajuda. Você precisa deixá-los continuar com essa prática. Isso significa que você receberá vários pedidos por ano de cada membro para participar de conferências; provavelmente até palestrar nelas. Você tem que estar preparado para permitir e até mesmo encorajar esse comportamento. É uma parte do que você está comprando.
  4. Considere trabalho a distância

    [Novamente, um pouco de esclarecimento, Eu falo bastante sobre trabalho a distância e ajudo empresas a descobrirem como definir programas de trabalho a distância que funcionam.]
    Se você não consegue encontrar um talento ou um talento dentro da sua faixa de preços, considere contratar alguém de outra região. Eu recebi um email de um cara ontem que estava procurando por empregos a distância. Esse cara é um peso-pesado em relação a código mas não pode mover-se por motivos de família. Se não fosse pelas restrições de localidade qualquer time estaria feliz em tê-lo mas muitas empresas o ignoram (e outras adoram-no) por causa da falta de visão de “se eu não posso vê-lo, como posso saber se está trabalhando?” Trabalho a distância multiplica seu pool de possíveis talentos em 100 vezes.
    Trabalho a distância também acaba com a infundada prática de bater ponto no serviço.
    É claro, trabalho a distância não é para todo mundo mas eu gerenciei times inteiros nos quais dois membros estavam a pelo menos 150 milhas um do outro e com o programa certo e as pessoas certas, funciona muito bem. Você contrata o talento que precisa para levar seu projeto pra rua. Os desenvolvedores ganham a liberdade para trabalhar onde quiserem… contanto que trabalhem.
  5. Compareça a Conferências

    Essa é a razão pela qual a maioria das empresas recebe eventos e conferências. Elas estão procurando a mesma coisa que você, acesso a talentos que puderem contratar. De qualquer forma você não tem que ser um patrocinador para procurar talentos em uma. Inscreva-se, compareça e fique por lá. Geralmente existe um lugar para os que não quiserem assistir uma determinada sessão ficarem. Fique por lá com uma camiseta escrito “ESTOU CONTRATANDO DESENVOLVEDORES PHP” nas costas. (e tenha uma boa pilha de cartões de visita, um bloco de notas e uma caneta em mãos.)
    Atualmente, ZendCon, CodeWorks e php|tek são as conferências nas quais estou pessoalmente envolvido, estamos felizes em recebê-lo em qualquer uma delas. Se você está incerto em qual é melhor pra você, entre em contato com o seu grupo de usuários local e pergunte a eles.
    Ah, e estou organizando o DayCamp4Developers.com, uma conferência online, e eu o encorajo a ser um patrocinador! :)
  6. Faça seus desenvolvedores escreverem sobre sua empresa/ambiente de trabalho.

    Sua empresa tem um blog? Seus desenvolvedores publicam regularmente nele? Cada desenvolvedor tem uma “história especial” sobre algo legal sobre a empresa que mudou suas vidas? Reúna essas histórias em algum blog, preferencialmente em um blog corporativo. Quando você abordar um candidato em potencial, a primeira coisa que os mais espertos farão será ir ao Google pesquisar sobre você e sua empresa. Tenha certeza que o que eles virem os animará.
  7. Faça coisas que inspirem seus desenvolvedores a falarem bem de você

    Encontre algo todo mês que você pode fazer para que seus desenvolvedores parem e pensem “Uau, eu tenho orgulho de trabalhar aqui” Um holerith não é suficiente hoje em dia. Você quer usar seus talentos para seu benefício, portanto precisa agradá-los. Jantar, dança, chocolates, jóias, você sabe como agradar um namorado(a), coloque o mesmo esforço pra atrair desenvolvedores. Nota: Não estou dizendo que precisamos voltar aos dias de recrutamento com limusines ou mesas de pebolim. De qualquer forma, se você puder dar máquinas com dois monitores, quatro núcleos e 8GB de RAM com 1TB de HD para cada desenvolvedor, esse é um ponto de venda! Diga as pessoas. Mais importante, instale máquinas assim para seus funcionários e ELES dirão as pessoas.
Resume-se a isso. Existe uma guerra de talentos acontecendo para desenvolvedores PHP. Prometer um pagamento constante não funciona mais. Desenvolvedores precisam sentir-se respeitados, poderosos e engajados. Se você quer usar seus talentos, precisa mostrá-los que você e sua empresa os respeitam, que seu projeto tem desafios técnicos interessantes para que eles superem, e que você está disposto a deixá-los resolver esses desafios da forma que eles quiserem.
Espero que isso o tenha ajudado,
=C=
  • Para encontrar os grupos de usuários brasileiros, procure nessa relação de listas de email do ProPHP.
  • A lista php-empregos aceita vagas de emprego e é lida por milhares de associados todos os dias.
  • No Brasil existem muitas conferências locais, procure nos grupos de usuários.
  • Usuários de PHP no Brasil se reunem em eventos como o FISL e o LatinoWare, compareça a esses eventos também.
  • A maior conferência nacional sobre PHP é a PHP Conference. Há sempre uma porção de ótimos talentos por lá.
Publicado em Comunidade, PHP |

Nenhum comentário:

Postar um comentário