Terça-feira, 19 de outubro de 2010 às 17h24
A pesquisa também aponta que o mercado de celulares atravessará a marca de US$ 1 bilhão em 2011 com um crescimento sustentado por taxas que crescerão exponencialmente.
Graças à Apple, o mercado móvel tem tido um rápido crescimento em anúncios. Mas é a Google e sua recém-adquirida rede de anúncios móveis, a AdMob, que devem impulsionar a publicidade. "Com o tempo, a combinação da Google e da AdMob tem potencial para ser igual ou melhor do que a Apple", diz Noé Elkin, analista de Mobile da eMarketer.
Na semana passada a Google fez um anúncio surpresa confirmando que está no caminho certo para gerar US$ 1 bilhão em receita de publicidade móvel mundial.
A empresa não divide esta informação por país, embora o rendimento fora dos Estados Unidos seja considerável, pois inclui os mercados onde a venda de celulares é maior que a de desktops, como na Índia, por exemplo.
O SMS é ainda o formato mais utilizado para anúncios, projetado para atingir US$ 327 milhões este ano. No entanto, a aposta da Google em anúncios em display por meio da AdMob logo irá destituir as mensagens de texto como principal meio de anúncio.
A busca por celulares e anúncios em display deve passar as mensagens de texto apenas em 2012. Pequenos aumentos nestas duas modalidades também coincidem com o rápido crescimento dos smartphones. A Nielsen acredita que logo haverá mais telefones habilitados para internet do que com recursos básicos de chamada.
Entre os gastos em publicidade móvel, o vídeo é o meio mais rápido de crescimento dos anúncios, embora ainda seja uma pequena parcela no mercado e deve continuar assim até 2014.
"A Apple ajudou a mostrar o novo caminho que a publicidade deve percorrer. Obviamente eles não foram os primeiros, mas eles são muito bons em deixar o mercado animado", comenta Elkin. "Tudo isso ajuda os anunciantes a perceberem que eles podem muito mais", finaliza.
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