Desde 1999, o desenvolvimento da linguagem HTML (HyperText Markup Language) ficou estacionado na versão 4. De lá pra cá, a W3C esteve focada em linguagens como XML (Extensible Markup Language) e SVG (Scalable Vector Graphics - o uso de gráficos vetoriais em navegadores). Enquanto isso, os navegadores estiveram preocupados em desenvolver suas funcionalidades, como exibir páginas em abas e oferecer a integração com leitores de RSS. Porém, recentemente organizações como Mozilla Foundation, Opera e Apple se uniram para atualizar o HTML e implementar nele novas funcionalidades.
Neste artigo veremos as novidades que o HTML 5 traz. Para quem está se familiarizando agora com o HTML, sem preocupações: os elementos tradicionais continuam os mesmos, já que o HTML 5 foi desenvolvido pensando também em todos os usuários que não utilizam os navegadores mais recentes do mercado.
Novos elementos
Vários novos elementos foram introduzidos no HTML 5, todos com a finalidade de facilitar a compreensão e a manutenção do código. Alguns são uma evolução natural do elemento
com foco na semântica; outros surgiram da necessidade de padronizar a maneira de se publicar conteúdo, como acontece hoje com as imagens. Os principais elementos dessa nova versão são:
Elementos de estrutura
- cabeçalho da página ou de uma seção (não confundir com a tag );
- cada seção do conteúdo;
- um item do conteúdo dentro da página ou da seção;